No cubo, começa uma animação de uma fábrica de doces bem no estilo Willy Wonka de ser. Uma gracinha. Trechinhos de músicas tocam ao fundo do som ambiente da fabriqueta. O telão começa a se desdobrar e cada uma de suas quatro partes vai para um lugar do palco. Resta um no centro e ele vai girando e, olha lá, Madonna sentada em um trono!
Ela entra sorridente, cantando “Candy Shop”. A acústica do Morumbi é realmente boa. A coreografia é bonitinha, todo mundo vestido com roupas finas, mas com movimento. Essa é uma das músicas mais fracas do show e do CD, mas cai muito bem no momento. É um “bem vindo ao show” perfeito. Tem um ar de apresentação de cabaré.
Beat Goes On
O telão se enche de silhuetas de prédios com neons e Pharrell aparece. Madonna grita “E aí, São Paulo?”. A mulher canta muito bem, a voz dela é realmente ótima. A música é uma delícia e todo mundo canta junto. Agora sem o casaco, Madonna tem mais liberdade de movimento e anda para todos os lados com os dançarinos. Enquanto o telão da passarela desce com uma projeção de Kanye West fazendo o rap da canção (que eu adoro), aparece, do meio do nada, um carro conversível no palco! Madonna faz pose e, depois de se esfregar em um cara, lhe rouba a cartola. Pouco antes disso, a mocréia do meu lado acendeu um cigarro de maconha. Ainda bem que todo mundo encheu o saco e ela sumiu dali. Fiz um vídeo, mas minha câmera não abedecia, nem dá pra ver nada, é só pra ter uma noção de onde eu estava na platéia. Deus abençoe o zoom.
Human Nature
Ainda com a cartola, o vídeo com Britney Spears num elevador aparece. Madonna pega a guitarra, vai para a ponta da passarela e diz: “You know I’m not sorry, right São Paulo?”. Ela canta a canção de 1994 tocando guitarra. Ótimo momento. Nunca pensei que uma guitarra poderia se tornar ainda mais fálica do que ela já é por natureza. Madonna consegue fazer isso. Um playboy que está na minha frente vira e me pergunta: “Ela toca guitarra mesmo?”. Respondo que sim, claro.
Vogue
Com o palco ainda vazio, Madonna começa uma dança sozinha. Uns lasers rosas saem do chão e parecem estar em volta dela. Entra o batidão e os tick-tocks de “4 Minutes”, mas é uma pegadinha. Trata-se de uma nova versão de “Vogue”. Quando o público percebe isso, o lugar desmorona. As pessoas praticamente berram a música. Os dançarinos vem chegando aos poucos, usando roupas sado masoquistas, e a antológica dancinha do clipe ganha uma extensão e passinhos tecktonik. Sem dúvidas o melhor momento até agora.
Interlude: Die Another Day
Enquanto Madonna está no camarim trocando de roupa, um vídeo lindo da canção toma os telões. Ele foi feito com ela usando uma roupa sexy de boxeadora, treinando em um ringue. Esse devia ser o clipe original da música, de tão bom que ele é. No palco, dois dançarinos fingem lutar boxe. Desnecessário.
Into The Groove
Meu Deus! É agora! Telões coloridos, com desenhos inspirado no artista plástico Keith Haring (famoso grafiteiro dos anos 70 e 80, em Nova York), dão o tom. Madonna está linda com um casaco sem mangas, um shortinho vermelho e meias até os joelhos. Ela chega do lado direito pulando corda e vai até o outro lado, onde há uma cabine com o DJ Enferno e um poste.
Ela dança e pula no poste e você vê a cara das pessoas se perguntando quantos anos tem essa moleca no palco. Ela começa a cantar e todo mundo canta junto. Uma das canções mais legais dela, sem dúvida. A cabine vai andando para o outro lado do palco, Madonna desce e faz uma coreografia com os dançarinos em fila. Um pedaço de “Jump” toca e ela vai para o meio do palco e pula corda. Duas ao mesmo tempo. Dançando. Inacreditável. Volta para perto do DJ e volta a cantar. Depois, pede para a platéia cantar o refrão de novo, pula corda de novo, e, depois, se joga no chão. Nota mil.
Heartbeat
Deitada, duas japinhas tiram seus sapatos e colocam um All Star com salto nos pés de Madonna. O barulinho de coração da música fica intenso e ela levanta cambaleando. Mas faz parte do show. Enquanto canta, os dançarinos pegam em seus braços e pernas, como se ela fosse uma boneca e eles controlassem seus movimentos. Aqui é um playback descarado, mas a gente dá um desconto. Ela tem 50 anos e pulou corda, gente.
Borderline
Essa música fóssil é desenterrada com uma versão bem legal: Madonna pega a guitarra (dessa vez ela é cor de rosa) e vai para o meio do palco. Genial. Agrada os saudosos e a mim. Sério, essa versão deixa a música mais pesadinha e aí você vê como tinha poesia nessa música chiclete dos anos 80. Cantei junto e até ensaiei uma dancinha com um gordinho do meu lado!
She’s Not Me
Madonna coloca um óculos de coração e gritinhos histéricos aparecem aqui e ali. Ela diz: “This one is for the ladies! Have you ever had a best friend that wanted everyhing you have? Including your boyfriend?”. E então ela começa a canção, que fala sobre como é péssimo ser trocado por outra pessoa. No telão, imagens de várias fases de sua carreira. Ela canta com muita alegria, super solta, como se estivesse mesmo dirigindo a palavra a alguém. No final, mulheres usando antigos looks dela aparecem na passarela. Madonna vai lá e tira a luva da que representa a fase “Material Girl”, mexe no véu da de “Like A Virgin” e tira a peruca da moça de “Open Your Heart”. Depois, ela dá um beijo na boca da Marilyn. Ela vira e diz "puta!" para uma delas (sim, em português) e depois "bitch!". Se volta para virgem e dá um outro beijo, dessa vez bem demorado e com direito uma com a mãozinha na bundinha da outra. O Morumbi urra!
As moçam somem e deixam Madonna dançando sozinha até cair no chão, chutando o ar (uau!) e só de maiô – sim, ela tira o colete e a bermudinha. Ela levanta e atravessa a passarela de quatro enquanto toca um trechinho de “Last Night a DJ Saved My Life”, sucesso disco dos anos 70.
Music
Os telões tem animações com grafitti em um fundo preto, que dão a impressão que estão no ar. E os dois do meio são vagões de metrô. Na hora de começar, eles se dividem, e é como se as portas se abrissem. Muito bom! Ela aparece agora com um short roxo. Aqui ela faz uma mistura com Fedde Le Grand, que é ótima. Essa música realmente é um hino. Todos cantam junto e a dança é perfeita.
Interlude: Rain / Here Comes the Rain Again
Videozinho que mistura a canção de Madonna com a do Eurythmics. Tem um visual de mangá e entram dois dançarinos japoneses fazendo uns passinhos estranhos. Bocejei. Nada acontece aqui.
Devil Wouldn’t Recognize You
Momento alto para mim. Essa música me diz muito e estava louco para vê-la ao vivo. É um grande momento do show. O telão da pista desce por inteiro. Ele é de fibra ótica e, assim, se o vídeo nele for escuro, dá pra ver o que acontece lá dentro. Usando desse recurso, imagens de gotas de chuva e de água são projetadas e Madonna está lá dentro, cantando lindamente em cima de um piano. É realmente muito bonito e todos ficam espantados com a beleza daquilo. Infelizmente não dá pra fazer fotos boas disso.
Spanish Lesson
Já sem o capuz e o casacão, começa o violão frenético e Madonna pergunta à platéia: “Hablas español?” e muita gente não entende a referência à música e pensa que a cantora acha que falamos espanhol no Brasil. Duh. É uma apresentação bem doida, com caras dançando com capuzes. Podia ter ficado fora, mas é linda e a voz de Madonna está ótima.
Miles Away
Todo mundo senta em volta de Madonna, ela pega o violão e toca “Miles Away", que é sobre relacionamentos à distância. Nos telões, imagens de passaportes e de pessoas de todos os lados do planeta. Momento ótimo pois a música é leve, fácil de cantar junto e uma delícia.
La Isla Bonita
Do meio do palco aparece uma banda de ciganos, com violinos, sanfonas e mais violões. Começa a canção, com trechos de “Lela Pala Tute”, uma música tradicional da Turquia, que casa muito bem aqui. Na verdade, é uma apresentação requentada da feita do Live Earth, com o Gogol Bordello, mas ficou ótima. Eu fui um dos que torceu o nariz ao saber que ela estava no set, mas ela é muito enérgica e todo mundo pula e canta junto – exceto a parte em turco, que só eu canto e atraio olhares de reprovação do pessoal ao meu redor. Nem ligo.
Doli Doli
A bandinha cigana toma conta do palco e faz uma performance que é surpreendentemente divertida. Enquanto isso, Madonna senta com um pessoalzinho e finge tomar umas bebidinhas. Chega uma moça fazendo a tradicional Dança das Sete Saias e uma delas é a bandeira do Brasil.
You Must Love Me
Ao som de violinos, monta-se um banco e Madonna se senta com um violão e interrompe os músicos. “Can I say something before we go on?”. Ela se vira para a platéia e ressalta que se trata do último show, agradece à equipe, aos músicos, aos dançarinos ao pessoal técnico e aos fãs. O Morumbi grita, assobia e bate palmas. Então ela fala que tem três filhos e que os três estavam ali aquela noite assistindo. Hum, será que eles gostaram dos beijos? Ela dedica a música para os guris e começa.
“You Must Love Me” é do filme “Evita”, que eu nunca vi inteiro, acho super chato. Quando soube que ela ia cantar nos shows, procurei e achei bem legal. É uma balada com uma letra simples, mas bem forte. O telão lateral mostra um monte de gente na platéia que está chorando. Nas frases finais, Madonna dá umas tremidas e as pausas entre as palavras ficam longas. Ok, eu estou vendo errado ou Madonna está chorando? Sim, está. E bastante. A música pára e o Morumbi assobia e bate palmas tão forte que ninguém faz idéia. Um lado grita “We love you! We love you!” e outro diz “Madonna! Madonna!”. Ela praticamente fala a última linha da canção e desaparece enxugando os olhos. Lindo!
Interlude: Get Stupid
O vídeo mistura os tique-taques de “4 Minutes” com frases de “Beat Goes On”, que dão um outro sentido à canção, formando outra música. Não há ninguém no palco e cada telão mostra uma coisa diferente. Madonna cantando, relógios e frases. Nas imagens, pessoas morrendo de fome, guerra, animais mortos, supermercados lotados, gente obesa, pátios de concessionárias e fábricas de comida. Na primeira parte, sobre o caos, aparecem pessoas no naipe do Hitler. Na parte sobre solução, Madre Teresa, Gandhi, Dalai Lama, Oprah, Bono e Barack Obama – quando ele aparece todo mundo grita. É bem legal. Não há como comparar ver o vídeo no YouTube com os telões no palco.
4 Minutes
Depois de uns estrondos, Timbaland aparece nos telões. Madonna surge com a roupa mais feia do planeta. Percebe-se que a intenção é parecer uma coisa futurista, desculpa te jogar a real, mas não deu! É bem feia mesma. É muito alheia a performance. Justin Timberlake aparece em mini telões que rodam pelo palco (lembra das portinhas do metrô?), mas o dueto fica meio estranho. A voz dele é a mesma da canção, então não há harmonia entre os dois. Foi isso que achei, mas ninguém parece se importar. Eu fiquei praticamente parado, pois sabia que música vinha a seguir...
Like A Prayer
O ar escuro dá lugar a muita claridade e a um olho egípcio no telão do meio. Aparecem também frases da Bíblia e Os 72 Nomes de Deus. Madonna tira a parte de cima da roupinha e, sim, começa “Like A Prayer”. E numa versão tecno que, acreditem, funciona ao vivo – e, ainda bem, não exclui o coral. O Morumbi vem ao chão! Essa é a música que une todas as gerações de fãs. Absolutamente ninguém está parado. Tem um pouco de dança no palco, mas a música é a principal atração. Todos batem palma junto, gente canta de olho fechado, é muito legal.
Ray Of Light
Ela para de pular na ponta da passarela, o telão cilíndrico desce, mas só para ela pegar uma guitarra, e logo sobe. Tudo fica escuro e imagens de constelações dominam as telas. “Ray Of Light” foi um daqueles álbuns que mudaram minha vida. Mesmo! Não é a toa que tenho um símbolo dele tatuado no braço. Esse é um dos pontos altos para mim. A música é linda e ela na guitarra é genial. Tinham dançarinos de capacete em algum lugar, mas nem vi. Era a hora de eu me curtir, sabe como? Gritei a letra com toda a força que tinha, foi um belo momento! Madonna pedia pra todo mundo pular junto, mas não dava. Eu estava bem cansado. Afinal, já estávamos nas duas horas de show, mais as duas horas de atraso, mais as duas horas que cheguei antes! Imagino que o resto do Morumbi estivesse assim também...
Like A Virgin
A bateria pede que todos continuem batendo palmas. Madonna grita “Have you had enough?” e todos respondem um sonoro “No!”. Daí ela diz que essa é a parte do show em que alguém escolhe que música ela vai cantar. Mas que não é algo totalmente democrático, pois se ela não gostasse do pedido, não ia cantar. Assim, ela aponta para um moleque e pergunta o nome dele e, tadinho, ele responde “Deeper and Deeper”. Daí Madonna zoa: “That’s not your name and I’m not gonna sing that one”. Vai para o lado e começa a converser com um chamado Diego. O imbecil pede “Sorry”! Mas, graças a Deus, rola um burburinho atrás do moleque, gritando “Like A Virgin”, Madonna ouve e pergunta: “How about ‘Like A Virgin’?”. Nem precisa dizer que todos assobiam e batem palmas. No que ela diz: “I wanna sing ‘Like A Virgin’ because you (referindo-se a platéia) make me feel shiny and new”. Muito bom! Mas aí ela avisa que a música é muito velha e que ela vai cantar uma frase e a platéia precisa cantar a outra. Ninguém fez feio, é um clássico.
Hung Up
Ainda com a guitarra pendurada, Madonna começa a tocar a música. No telão aparece um jogo de xadrez. Ela pede que todos fiquem atentos pois, agora, a Rainha vai dominar o Rei. Hummm. Dançarinos entram usando bandeiras do Brasil como saias. Nada para contar aqui, a não ser que é “Hung Up” e todo mundo canta junto e é bem legal. Mas nada excepcional até que ela faz um solo no final! Novamente tornando a guitarra ainda mais fálica e fazendo ruídos perto da caixa de som com um final a la Mick Jagger, com pulinhos.
Give it 2 Me
Começa o remix da música. O telão é uma animação que lembra videogames antigos, como o Atari. Frases como “insert coin”, “player 1”, “start now!” aparecem. Ao invés de arminhas, os jogos no telão exibem letras M. Ela entra e canta ao vivo. Todos os dançarinos estão usando óculos nerds. Pharrell aparece no telão e Madonna dança muuuuuito. Depois disso, ela começa a dublar. O playback é convincente pois não é versão do CD, é uma voz pré-gravada. Mas é meio óbvio que ela já parou de cantar por causa da dança intensa. Ela dá de ombros para um dançarino e rouba os óculos dele. Depois ela beija uma menina de novo e também demooora.
Nunca tinha reparado como a frase "You're only here to win" é interessante. Ela é muito mais profunda do que parece, mas não vou me demorar no assunto.
Os caras passam uma rasteira em Madonna e todos fazem um montinho em cima dela, num tipo de brincadeira por ser o último show. Ela pede para a platéia cantar junto. Os telões vão andando e, no final, lá está de volta o cubo. Madonna entra nele e lemos: “Game Over”. Quem ganhou? Acho que ela.
Ela entra sorridente, cantando “Candy Shop”. A acústica do Morumbi é realmente boa. A coreografia é bonitinha, todo mundo vestido com roupas finas, mas com movimento. Essa é uma das músicas mais fracas do show e do CD, mas cai muito bem no momento. É um “bem vindo ao show” perfeito. Tem um ar de apresentação de cabaré.
Beat Goes On
O telão se enche de silhuetas de prédios com neons e Pharrell aparece. Madonna grita “E aí, São Paulo?”. A mulher canta muito bem, a voz dela é realmente ótima. A música é uma delícia e todo mundo canta junto. Agora sem o casaco, Madonna tem mais liberdade de movimento e anda para todos os lados com os dançarinos. Enquanto o telão da passarela desce com uma projeção de Kanye West fazendo o rap da canção (que eu adoro), aparece, do meio do nada, um carro conversível no palco! Madonna faz pose e, depois de se esfregar em um cara, lhe rouba a cartola. Pouco antes disso, a mocréia do meu lado acendeu um cigarro de maconha. Ainda bem que todo mundo encheu o saco e ela sumiu dali. Fiz um vídeo, mas minha câmera não abedecia, nem dá pra ver nada, é só pra ter uma noção de onde eu estava na platéia. Deus abençoe o zoom.
Human Nature
Ainda com a cartola, o vídeo com Britney Spears num elevador aparece. Madonna pega a guitarra, vai para a ponta da passarela e diz: “You know I’m not sorry, right São Paulo?”. Ela canta a canção de 1994 tocando guitarra. Ótimo momento. Nunca pensei que uma guitarra poderia se tornar ainda mais fálica do que ela já é por natureza. Madonna consegue fazer isso. Um playboy que está na minha frente vira e me pergunta: “Ela toca guitarra mesmo?”. Respondo que sim, claro.
Vogue
Com o palco ainda vazio, Madonna começa uma dança sozinha. Uns lasers rosas saem do chão e parecem estar em volta dela. Entra o batidão e os tick-tocks de “4 Minutes”, mas é uma pegadinha. Trata-se de uma nova versão de “Vogue”. Quando o público percebe isso, o lugar desmorona. As pessoas praticamente berram a música. Os dançarinos vem chegando aos poucos, usando roupas sado masoquistas, e a antológica dancinha do clipe ganha uma extensão e passinhos tecktonik. Sem dúvidas o melhor momento até agora.
Interlude: Die Another Day
Enquanto Madonna está no camarim trocando de roupa, um vídeo lindo da canção toma os telões. Ele foi feito com ela usando uma roupa sexy de boxeadora, treinando em um ringue. Esse devia ser o clipe original da música, de tão bom que ele é. No palco, dois dançarinos fingem lutar boxe. Desnecessário.
Into The Groove
Meu Deus! É agora! Telões coloridos, com desenhos inspirado no artista plástico Keith Haring (famoso grafiteiro dos anos 70 e 80, em Nova York), dão o tom. Madonna está linda com um casaco sem mangas, um shortinho vermelho e meias até os joelhos. Ela chega do lado direito pulando corda e vai até o outro lado, onde há uma cabine com o DJ Enferno e um poste.
Ela dança e pula no poste e você vê a cara das pessoas se perguntando quantos anos tem essa moleca no palco. Ela começa a cantar e todo mundo canta junto. Uma das canções mais legais dela, sem dúvida. A cabine vai andando para o outro lado do palco, Madonna desce e faz uma coreografia com os dançarinos em fila. Um pedaço de “Jump” toca e ela vai para o meio do palco e pula corda. Duas ao mesmo tempo. Dançando. Inacreditável. Volta para perto do DJ e volta a cantar. Depois, pede para a platéia cantar o refrão de novo, pula corda de novo, e, depois, se joga no chão. Nota mil.
Heartbeat
Deitada, duas japinhas tiram seus sapatos e colocam um All Star com salto nos pés de Madonna. O barulinho de coração da música fica intenso e ela levanta cambaleando. Mas faz parte do show. Enquanto canta, os dançarinos pegam em seus braços e pernas, como se ela fosse uma boneca e eles controlassem seus movimentos. Aqui é um playback descarado, mas a gente dá um desconto. Ela tem 50 anos e pulou corda, gente.
Borderline
Essa música fóssil é desenterrada com uma versão bem legal: Madonna pega a guitarra (dessa vez ela é cor de rosa) e vai para o meio do palco. Genial. Agrada os saudosos e a mim. Sério, essa versão deixa a música mais pesadinha e aí você vê como tinha poesia nessa música chiclete dos anos 80. Cantei junto e até ensaiei uma dancinha com um gordinho do meu lado!
She’s Not Me
Madonna coloca um óculos de coração e gritinhos histéricos aparecem aqui e ali. Ela diz: “This one is for the ladies! Have you ever had a best friend that wanted everyhing you have? Including your boyfriend?”. E então ela começa a canção, que fala sobre como é péssimo ser trocado por outra pessoa. No telão, imagens de várias fases de sua carreira. Ela canta com muita alegria, super solta, como se estivesse mesmo dirigindo a palavra a alguém. No final, mulheres usando antigos looks dela aparecem na passarela. Madonna vai lá e tira a luva da que representa a fase “Material Girl”, mexe no véu da de “Like A Virgin” e tira a peruca da moça de “Open Your Heart”. Depois, ela dá um beijo na boca da Marilyn. Ela vira e diz "puta!" para uma delas (sim, em português) e depois "bitch!". Se volta para virgem e dá um outro beijo, dessa vez bem demorado e com direito uma com a mãozinha na bundinha da outra. O Morumbi urra!
As moçam somem e deixam Madonna dançando sozinha até cair no chão, chutando o ar (uau!) e só de maiô – sim, ela tira o colete e a bermudinha. Ela levanta e atravessa a passarela de quatro enquanto toca um trechinho de “Last Night a DJ Saved My Life”, sucesso disco dos anos 70.
Music
Os telões tem animações com grafitti em um fundo preto, que dão a impressão que estão no ar. E os dois do meio são vagões de metrô. Na hora de começar, eles se dividem, e é como se as portas se abrissem. Muito bom! Ela aparece agora com um short roxo. Aqui ela faz uma mistura com Fedde Le Grand, que é ótima. Essa música realmente é um hino. Todos cantam junto e a dança é perfeita.
Interlude: Rain / Here Comes the Rain Again
Videozinho que mistura a canção de Madonna com a do Eurythmics. Tem um visual de mangá e entram dois dançarinos japoneses fazendo uns passinhos estranhos. Bocejei. Nada acontece aqui.
Devil Wouldn’t Recognize You
Momento alto para mim. Essa música me diz muito e estava louco para vê-la ao vivo. É um grande momento do show. O telão da pista desce por inteiro. Ele é de fibra ótica e, assim, se o vídeo nele for escuro, dá pra ver o que acontece lá dentro. Usando desse recurso, imagens de gotas de chuva e de água são projetadas e Madonna está lá dentro, cantando lindamente em cima de um piano. É realmente muito bonito e todos ficam espantados com a beleza daquilo. Infelizmente não dá pra fazer fotos boas disso.
Spanish Lesson
Já sem o capuz e o casacão, começa o violão frenético e Madonna pergunta à platéia: “Hablas español?” e muita gente não entende a referência à música e pensa que a cantora acha que falamos espanhol no Brasil. Duh. É uma apresentação bem doida, com caras dançando com capuzes. Podia ter ficado fora, mas é linda e a voz de Madonna está ótima.
Miles Away
Todo mundo senta em volta de Madonna, ela pega o violão e toca “Miles Away", que é sobre relacionamentos à distância. Nos telões, imagens de passaportes e de pessoas de todos os lados do planeta. Momento ótimo pois a música é leve, fácil de cantar junto e uma delícia.
La Isla Bonita
Do meio do palco aparece uma banda de ciganos, com violinos, sanfonas e mais violões. Começa a canção, com trechos de “Lela Pala Tute”, uma música tradicional da Turquia, que casa muito bem aqui. Na verdade, é uma apresentação requentada da feita do Live Earth, com o Gogol Bordello, mas ficou ótima. Eu fui um dos que torceu o nariz ao saber que ela estava no set, mas ela é muito enérgica e todo mundo pula e canta junto – exceto a parte em turco, que só eu canto e atraio olhares de reprovação do pessoal ao meu redor. Nem ligo.
Doli Doli
A bandinha cigana toma conta do palco e faz uma performance que é surpreendentemente divertida. Enquanto isso, Madonna senta com um pessoalzinho e finge tomar umas bebidinhas. Chega uma moça fazendo a tradicional Dança das Sete Saias e uma delas é a bandeira do Brasil.
You Must Love Me
Ao som de violinos, monta-se um banco e Madonna se senta com um violão e interrompe os músicos. “Can I say something before we go on?”. Ela se vira para a platéia e ressalta que se trata do último show, agradece à equipe, aos músicos, aos dançarinos ao pessoal técnico e aos fãs. O Morumbi grita, assobia e bate palmas. Então ela fala que tem três filhos e que os três estavam ali aquela noite assistindo. Hum, será que eles gostaram dos beijos? Ela dedica a música para os guris e começa.
“You Must Love Me” é do filme “Evita”, que eu nunca vi inteiro, acho super chato. Quando soube que ela ia cantar nos shows, procurei e achei bem legal. É uma balada com uma letra simples, mas bem forte. O telão lateral mostra um monte de gente na platéia que está chorando. Nas frases finais, Madonna dá umas tremidas e as pausas entre as palavras ficam longas. Ok, eu estou vendo errado ou Madonna está chorando? Sim, está. E bastante. A música pára e o Morumbi assobia e bate palmas tão forte que ninguém faz idéia. Um lado grita “We love you! We love you!” e outro diz “Madonna! Madonna!”. Ela praticamente fala a última linha da canção e desaparece enxugando os olhos. Lindo!
Interlude: Get Stupid
O vídeo mistura os tique-taques de “4 Minutes” com frases de “Beat Goes On”, que dão um outro sentido à canção, formando outra música. Não há ninguém no palco e cada telão mostra uma coisa diferente. Madonna cantando, relógios e frases. Nas imagens, pessoas morrendo de fome, guerra, animais mortos, supermercados lotados, gente obesa, pátios de concessionárias e fábricas de comida. Na primeira parte, sobre o caos, aparecem pessoas no naipe do Hitler. Na parte sobre solução, Madre Teresa, Gandhi, Dalai Lama, Oprah, Bono e Barack Obama – quando ele aparece todo mundo grita. É bem legal. Não há como comparar ver o vídeo no YouTube com os telões no palco.
4 Minutes
Depois de uns estrondos, Timbaland aparece nos telões. Madonna surge com a roupa mais feia do planeta. Percebe-se que a intenção é parecer uma coisa futurista, desculpa te jogar a real, mas não deu! É bem feia mesma. É muito alheia a performance. Justin Timberlake aparece em mini telões que rodam pelo palco (lembra das portinhas do metrô?), mas o dueto fica meio estranho. A voz dele é a mesma da canção, então não há harmonia entre os dois. Foi isso que achei, mas ninguém parece se importar. Eu fiquei praticamente parado, pois sabia que música vinha a seguir...
Like A Prayer
O ar escuro dá lugar a muita claridade e a um olho egípcio no telão do meio. Aparecem também frases da Bíblia e Os 72 Nomes de Deus. Madonna tira a parte de cima da roupinha e, sim, começa “Like A Prayer”. E numa versão tecno que, acreditem, funciona ao vivo – e, ainda bem, não exclui o coral. O Morumbi vem ao chão! Essa é a música que une todas as gerações de fãs. Absolutamente ninguém está parado. Tem um pouco de dança no palco, mas a música é a principal atração. Todos batem palma junto, gente canta de olho fechado, é muito legal.
Ray Of Light
Ela para de pular na ponta da passarela, o telão cilíndrico desce, mas só para ela pegar uma guitarra, e logo sobe. Tudo fica escuro e imagens de constelações dominam as telas. “Ray Of Light” foi um daqueles álbuns que mudaram minha vida. Mesmo! Não é a toa que tenho um símbolo dele tatuado no braço. Esse é um dos pontos altos para mim. A música é linda e ela na guitarra é genial. Tinham dançarinos de capacete em algum lugar, mas nem vi. Era a hora de eu me curtir, sabe como? Gritei a letra com toda a força que tinha, foi um belo momento! Madonna pedia pra todo mundo pular junto, mas não dava. Eu estava bem cansado. Afinal, já estávamos nas duas horas de show, mais as duas horas de atraso, mais as duas horas que cheguei antes! Imagino que o resto do Morumbi estivesse assim também...
Like A Virgin
A bateria pede que todos continuem batendo palmas. Madonna grita “Have you had enough?” e todos respondem um sonoro “No!”. Daí ela diz que essa é a parte do show em que alguém escolhe que música ela vai cantar. Mas que não é algo totalmente democrático, pois se ela não gostasse do pedido, não ia cantar. Assim, ela aponta para um moleque e pergunta o nome dele e, tadinho, ele responde “Deeper and Deeper”. Daí Madonna zoa: “That’s not your name and I’m not gonna sing that one”. Vai para o lado e começa a converser com um chamado Diego. O imbecil pede “Sorry”! Mas, graças a Deus, rola um burburinho atrás do moleque, gritando “Like A Virgin”, Madonna ouve e pergunta: “How about ‘Like A Virgin’?”. Nem precisa dizer que todos assobiam e batem palmas. No que ela diz: “I wanna sing ‘Like A Virgin’ because you (referindo-se a platéia) make me feel shiny and new”. Muito bom! Mas aí ela avisa que a música é muito velha e que ela vai cantar uma frase e a platéia precisa cantar a outra. Ninguém fez feio, é um clássico.
Hung Up
Ainda com a guitarra pendurada, Madonna começa a tocar a música. No telão aparece um jogo de xadrez. Ela pede que todos fiquem atentos pois, agora, a Rainha vai dominar o Rei. Hummm. Dançarinos entram usando bandeiras do Brasil como saias. Nada para contar aqui, a não ser que é “Hung Up” e todo mundo canta junto e é bem legal. Mas nada excepcional até que ela faz um solo no final! Novamente tornando a guitarra ainda mais fálica e fazendo ruídos perto da caixa de som com um final a la Mick Jagger, com pulinhos.
Give it 2 Me
Começa o remix da música. O telão é uma animação que lembra videogames antigos, como o Atari. Frases como “insert coin”, “player 1”, “start now!” aparecem. Ao invés de arminhas, os jogos no telão exibem letras M. Ela entra e canta ao vivo. Todos os dançarinos estão usando óculos nerds. Pharrell aparece no telão e Madonna dança muuuuuito. Depois disso, ela começa a dublar. O playback é convincente pois não é versão do CD, é uma voz pré-gravada. Mas é meio óbvio que ela já parou de cantar por causa da dança intensa. Ela dá de ombros para um dançarino e rouba os óculos dele. Depois ela beija uma menina de novo e também demooora.
Nunca tinha reparado como a frase "You're only here to win" é interessante. Ela é muito mais profunda do que parece, mas não vou me demorar no assunto.
Os caras passam uma rasteira em Madonna e todos fazem um montinho em cima dela, num tipo de brincadeira por ser o último show. Ela pede para a platéia cantar junto. Os telões vão andando e, no final, lá está de volta o cubo. Madonna entra nele e lemos: “Game Over”. Quem ganhou? Acho que ela.